quinta-feira, 19 de maio de 2011

Causas Humanas

Home > Aquecimento Global > Causas > Causas Humanas

Causas antropogênicas


Desde o final do século XIX, com o advento da industrialização, o homem tem lançado muitos gases poluentes na atmosfera contribuindo com a intensificação do efeito estufa e consequentemente com o aquecimento global. Esses gases são na maioria, provenientes da queima de combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, nas indústrias e nos automóveis. O desmatamento e as queimadas também são responsáveis por grande parcela do aquecimento global.


_ O dióxido de carbono (CO2) representa cerca de 60% dos gases de efeito estufa que geram conseqüências para o aquecimento global. 75% do CO2 lançado na atmosfera provém da queima de combustíveis fósseis e 5% estão associados à queimadas, práticas agrícolas, desmatamento, dentre outros (SILVA; MENEZES, 2007). Entre 6 e 7 GtC (Gigatonelada de Carbono) são lançados por essas fontes por ano na atmosfera, segundo apontamentos do  IPCC (2007, p.51). Os EUA são responsáveis por 22% do total anual de emissões de CO2 na atmosfera.


_ A concentração de metano (CH4) passou a crescer a partir de meados do século XVIII. Uma molécula de metano tem um potencial de aquecimento 21 vezes maior que o CO2. (IPCC, 2007). O aumento do metano é relativo aos arrozais, às ventilações da minas de carvão, aos vazamentos dos sistemas de distribuição de gás natural e às refinarias. (SILVA; MENEZES, 2007).


_ A concentração de dióxido nitroso (N2O) elevou-se em 15% nos últimos 250 anos (IPCC, 2007). As estimativas mais exageradas consideram que as emissões de N2O provenientes da agricultura, da queima de biomassa e de atividades industriais cheguem perto de 7 TgN/ano (Teragrama de Nitrogênio). (SILVA; MENEZES, 2007).


_ Os clorofluorcarbonos (CFC’s) não existiam na atmosfera até meados do século XX, passando a ser incorporado a partir da produção em larga escala de produtos manufaturados. Os CFC’s são usados como solventes na indústria eletrônica, estão presentes nos sistemas de refrigeração incluindo geladeiras, congeladores, em aparelhos de ar condicionado, em embalagens como as de isopor até recentemente era usado em aerossóis.(SILVA.; MENEZES, 2007) A emissão anual de CFC’s, segundo estimativas do (IPCC, 2001), gira em torno de 1Tg, porém medidas tem sido tomadas para reduzir a concentração desses gases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário